• Nice work
  • Blogger widget
  • Aditya Subawa
Recent Posts

sábado, 30 de novembro de 2013

Perigos do Carregador Universal



Como mencionei anteriormente, hoje irei falar dos perigos do Carregador Universal.

O maior perigo que envolve o seu uso é o ajuste de tensão acima do recomendado, na maioria dos carregadores seu ajuste é feito por chave seletora, que por descuido ou pressa o usuário liga sem conferir a tensão ajustada.
Ao guardar ou transportar o carregador, pode simplesmente a chave seletora de tensão esbarrar em algo e mudar de posição sem que possamos perceber, se por falta de sorte ela mudar para mais o mais provável à acontecer é a queima do equipamento.
Outro risco freqüente: a qualidade do produto, hoje temos várias opções de marcas no mercado, nos resta escolher uma em que confiamos, mas nada melhor que a recomendada por uma pessoa mais expert no assunto.



Item muito importante também são os conectores, no caso o conjunto costuma ter 8 ou 10, são inúmeros casos que o usuário utiliza o conector errado, ocorrendo uma folga entre os contatos o mais provável é a interrupção intermitente da alimentação, podendo afetar o desempenho e vida útil do equipamento e da bateria.
Ainda tem o agravante de algumas fontes utilizarem a fixação dos conectores por dois pinos paralelos, sendo o positivo de espessura ligeiramente maior que o negativo, não impedindo que algum “usuário descuidado” inverta e conecte ao contrário, já deu até pra imaginar o resultado de entrar tensão positiva onde era pra entrar negativa e vice versa né!?


Mas se ainda assim houver a necessidade de comprar uma fonte universal, minhas dicas são: Escolher uma marca confiável, de preferência que a tensão seja de ajuste automático (não existe a chave seletora), e que possua led indicador de funcionamento. Boa sorte e bom uso.

Continuar

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Afinal o que é Backup?



Essa é uma pergunta que muitos usuário ainda não sabem a resposta.
O Backup nada mais é que uma “Cópia de Segurança”.
Por exemplo: Tenho várias fotos e musicas no meu computador, e estimo muito por esses arquivos, como não me vejo sem eles o mais recomendado à fazer é um backup.

Mas como fazê-lo?
É simplesmente copiar os arquivos que não posso perder do meu computador para outra mídia de gravação, no caso os mais indicados são: Pen Drive ou HD Externo, vai depender da capacidade e necessidade de cada um, se possuo muitas fotos e musicas e estou sempre aumentando meu acervo, o mais indicado é o HD Externo, mas se meus arquivos importantes forem apenas documentos do Word, Excel ou documentos que ocupem pouco espaço, um Pen Drive tá de bom tamanho.

Com que freqüência devo fazer o Backup?
Se eu trabalho com documentos e edito-os diariamente o recomendável seria fazer o Backup pelo menos uma vez por semana, de preferência no ultimo dia da semana, no exemplo de eu trabalhar de segunda à sexta, toda sexta no fim do dia faço Backup dos meus arquivos importantes, se por outro lado eu só tenho musicas, videos e fotos, o ideal é fazer o Backup no momento que descarregar novas fotos ou musicas, não deixar para depois, evitando assim esquecer de acrescentar os novos arquivos.

São inúmeras vezes que me deparo com a frase:
 “Não posso perder nada, minha vida está neste computador!!!”

Saibam que os arquivos são de responsabilidade do proprietário, ninguém melhor que ele pra saber o que é realmente necessário, se o seu computador pifar o HD de uma hora pra outra, já eram os seus arquivos, se precisar levar o equipamento em alguma Assistência Técnica pra reinstalar o sistema, vão apagar tudo. Então antes de questionar a falta de sorte ou crucificar o Técnico... Se realmente houver importância nos arquivos, providencie uma mídia de gravação auxiliar e façam o Backup.


Continuar

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Cuidados Com o Carregador





Qual a primeira coisa que a maioria das pessoas fazem quando o carregador do Notebook estraga!?
Compram uma Fonte Universal.

Até mesmo por falta de tempo, ou extrema necessidade de uso do equipamento, poucas pessoas tentam buscar solução para o problema do carregador original.
Em 80% dos casos o defeito é ocasionado por mau uso, restando 20% por variações ou descargas sofridas na rede elétrica. Dentro destes 80% podemos dividir os defeitos em três partes: Cabos, Placa de Circuito ou ambos os casos.

Sabendo que a maior parte dos defeitos são ocasionados por mau uso, como evita-los!?

Primeiramente devemos tomar todo cuidado com os cabos, cadeiras giratórias são uma freqüente em passar com as rodinhas sobre os fios que cruzam pelo chão, seguido do “modo que enrolamos os fios” do carregador após o uso, se ao enrolar deixarmos uma folga de aproximadamente 2 dedos ou 3cm das extremidades que ligam ao mesmo, estaremos assim contribuindo drasticamente pelo aumento de sua vida útil, o mesmo cuidado deve-se ter com as pontas que vão ao equipamento e à rede elétrica, lembrando também de nunca desconecta-los puxando pelo fio.

Outro fator de extrema importância é não deixar de maneira alguma o carregador cair no chão, estes tombos são muito prejudiciais aos componentes internos.




Nunca uma fonte universal será a melhor opção que o seu carregador original, tanto pela qualidade, riscos que envolvem o seu uso, quanto pelo seu custo. O preço do conserto da fonte original geralmente não chega à 50% do valor de uma fonte universal nova. Por outro lado a fonte original nova pode custar o dobro do valor de uma fonte universal.
São muitos os riscos que uma fonte universal oferece, é um assunto que irei falar mais adiante.

Ah, e isso vale para carregador de celular, tablets, fones de ouvido, etc... 

Continuar

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Líquidos x Equipamentos Eletrônicos



Hoje vou falar sobre um problema que ocorre frequentemente e quase sempre a atitude tomada é a mesma.
Com aproximadamente 12 anos atuando na área de Hardware, já vi uma variedade de líquidos derramados em diversos tipos de equipamentos eletrônicos, independente do líquido e equipamento a consequência era sempre a mesma: parada parcial ou total do equipamento.
Na maioria dos casos a tamanha oxidação não possibilitava a manutenção do equipamento, levando o cliente a ter que adquirir outro, nos outros casos de parada parcial em que possibilitava a troca de peças o valor era elevado.

Mas afinal o que se deve fazer quando isso acontece!?

1° Passo: Retirar da tomada, e retirar a bateria caso o equipamento permita e/ou possua.

2° Passo: Posicionar o equipamento de modo que o liquido não continue adentrar pelo equipamento, permitindo assim que escorra para fora o máximo possível.

3° Passo: Não ligar o equipamento para ver se ainda está funcionando, o certo seria levá-lo o mais rápido possível à uma Assistência Técnica de sua confiança.

Nesse caso não tem secador de cabelos, sol, nem arroz cru que dê jeito, por mais que pensamos ter secado ainda não é o bastante, a placa de circuito impresso é feita de várias camadas, e tem o agravante de alguns componentes que infiltram e retém a umidade, ao ligar o equipamento corre o risco de fechar curto e consequentemente inicia a formação de zinabre.
Ainda não conheço equipamento eletrônico que resista à líquido sem oxidar, se não para de imediato vai parar mais tarde, o custo de uma manutenção preventiva sai bem mais em conta que "tentar" corrigir depois.
Após o contato com líquido, somente a desmontagem total, com a lavagem das peças em Aparelho de Ultra Som e solução específica, secagem com Fluxo e Estufa Anti Umidade, podem garantir ao seu equipamento uma vida útil longa.


Continuar
 

Mais Visualizados