segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Porta USB Frontal



Nesse tópico falarei sobre os riscos que corremos ao conectar Pen Drives e outros periféricos USB nas portas USB frontais de computadores.
Primeiramente irei explicar o motivo do risco e em que situação corremos o mesmo.

Se observarmos nos gabinetes do computador, temos quase que em maioria 4 entradas USB na parte traseira e 2 à 4 entradas na parte frontal, mas qual a diferença entre elas?

A diferença é que as entradas da parte traseira são soldadas diretamente na placa principal do computador (Placa Mãe), com isso o risco de terem sido soldadas incorretamente ou invertidas na sua fabricação é nulo.
Ao contrário das entradas traseiras, as USB frontais são ligadas por cabos, e se a pessoa que montou ou reparou o computador tiver invertido o conector (situação fácil de acontecer), corremos o risco de ligar algo e danificar tanto a placa principal quanto o periférico USB.
A explicação técnica para isso é que ao inverter o conector, onde deveria ser o aterramento estaria saindo 5v, com isso o dispositivo fecha curto e queima, já vi casos em que a queima chega incendiar a fiação que liga a USB à placa principal.

Mas quando corremos este risco?

Quando compramos o computador e ligamos algo na USB frontal pela primeira vez, quando levamos o computador para manutenção e o técnico tem a necessidade de abrir o gabinete e desconectar os cabos da USB, em Lan Houses e sempre que alguém sem conhecimentos técnicos desconecta os cabos tentando resolver algum defeito por conta própria.

Então como evitar?

Quando houver a necessidade sempre efetuar manutenção em uma Assistência Técnica de confiança, com profissionais qualificados, evite curiosos e pessoas com boa vontade sem maiores conhecimentos. 
Em Lan Houses e outros computadores públicos sempre devemos escolher o uso das entradas traseiras.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mais Visualizados