terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Maresia x Computador



A dica de hoje é direcionada mais para quem mora no litoral, e sofre com o salitre em seus equipamentos eletrônicos.
Os equipamentos mais afetados são os que possuem coolers, aquelas ventoinhas que refrigeram e/ou exaurem o ar do seu interior, ponto negativo para os computadores de mesa, os chamados Desktops.
Para minimizar os problemas devemos primeiro entender como os coolers e o ar ambiente se comportam.

Vejamos bem, toda pessoa que já abriu um gabinete de computador já deve ter reparado o quanto de poeira fica acumulada dentro do mesmo, a sua maioria em volta dos coolers, mas como essa poeira foi parar lá dentro se os coolers jogam o ar para fora?

A causa está na sua hélice, o lado contrário que joga o ar pra fora recolhe o ar de fora do gabinete, levando as impurezas do ambiente para dentro, mas o que acontece em regiões litorâneas é que juntamente com a poeira o sal também é levado e acumulado em seu interior, como o sal tem o efeito de reter líquido, toda umidade do ar é retida juntamente ao sal e poeira que já estão ali presentes, formando assim uma poeira úmida e grudenta, com agravante em tempo chuvoso e ambiente pouco higienizado, o recomendado é parar o equipamento de 3 em 3 meses e levar à um técnico de sua confiança, para que seja feita a lavagem total da placa e componentes internos do gabinete, retirando assim toda essa crosta de salitre e poeira utilizando produtos para neutralizar o avanço da corrosão, neste processo são empregados o uso do Álcool Isopropílico, um bom limpa contatos e possivelmente uma cuba com ultra som, terminando com uma correta secagem em estufa, lubrificação de coolers e troca das pastas térmicas.


Mas como podemos minimizar o problema?

● Primeiramente a higiene no ambiente, locais livres de poeira preservam o bom funcionamento de equipamentos que possuem coolers, manter a parte traseira 15cm distante da parede, de preferência longe do chão e janelas.

● O uso de capas plásticas para cobrir o computador enquanto não está em uso também é uma alternativa.

● Retirar possíveis coolers da parte frontal do gabinete, mantendo apenas os traseiros que tem a função de exaurir o ar quente para fora.

● Empregar o uso de saquinhos de gel sílica dentro do gabinete se mostrou eficaz, foi observado em alguns casos que a saturação ocorre em rápido tempo. (Acho mais seguro colar os saquinhos com fita dupla face por dentro dos gabinetes no fundo metálico)

● Aos usuários mais aventureiros, um bom pincel de cerdas longas e macias, aliadas de um secador de cabelos podem adiar sua ida à Assistência Técnica.

Dica: Se ao efetuar a limpeza observar pontos de oxidação, zinabre ou ferrugem, somente um Técnico Qualificado poderá tomar as medidas corretas para neutralizar o avanço do problema.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Mais Visualizados