• Nice work
  • Blogger widget
  • Aditya Subawa
Recent Posts

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Qual Impressora Comprar?



Com uma infinidade de multifuncionais jato de tinta no mercado, nos vemos indecisos na hora da compra, uma marca promete melhor qualidade de impressão, a outra já preza economia, enfim qual impressora comprar?

Como cada um tem preferência por uma marca na hora de comprar um equipamento específico, eu particularmente gosto das impressoras HP, pela qualidade de impressão, economia de tinta, baixo custo de manutenção, e por um fator decisivo: Cabeça de impressão presente nos cartuchos.

Mas qual é a vantagem da cabeça de impressão estar no cartucho?

Já que sabemos que a cabeça de impressão das impressoras HP estão presentes no cartucho de tinta, devemos saber que nas outras marcas a cabeça de impressão está acoplada no carro de impressão.
Com pouco uso do equipamento, condições climáticas e possíveis recargas com tinta de baixa qualidade, corremos o risco de termos um ressecamento da tinta, causando assim a obstrução da cabeça de impressão.
No caso das outras marcas, o procedimento à fazer é levar à uma Assistência Técnica para realizarem a tentativa de desobstrução da cabeça de impressão, se por acaso não der para desobstruir, a cabeça de impressão deverá ser trocada juntamente com o carro de impressão, valor que muitas vezes a compra de outro equipamento é mais compensatória.
Com as HP podemos solucionar o mesmo problema trocando a cabeça de impressão, como a mesma está presente no cartucho, a substituição do cartucho danificado por um cartucho novo resolve o caso, é sempre recomendável usar cartuchos originais do fabricante, a economia que achamos fazer hoje com cartuchos de qualidade duvidosa, amanhã pode ser a causa de um gasto maior com manutenção.

Tendo a marca escolhida, o próximo passo é escolher os recursos que cada uma oferece, um recurso que eu acho muito viável e interessante são as impressoras que possuem a opção de impressão wireless, eliminando assim o uso do cabo de comunicação usb.
Para utilizar este recurso, iremos precisar obviamente da impressora estar configurada em uma conexão de internet wireless, proveniente de um modem ou roteador, com a impressora configurada na rede wireless, todos equipamentos (Computador, Notebook, Tablet, etc) conectados à mesma rede e com o software da impressora instalado no mesmo, poderão enviar o comando de impressão.

Quero deixar claro que a minha intenção não é fazer propaganda desta ou daquela marca, estou simplesmente com o intuito de ajudar com informações técnicas que um usuário comum não tem acesso ou desconhece.


Continuar

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Estragou!!! Onde Levar???



Assim como tudo na vida temos uma Instituição ou Profissional de confiança, com nossos equipamentos eletrônicos não pode ser diferente.
Por exemplos que vejo acontecer diariamente, posso apontar com certeza que as duas maiores dificuldades são: A desonestidade e a falta de conhecimento.

É muito importante ter um lugar de referência para levar nossos equipamentos, pois quanto mais ele passar por outras Assistências, mais difícil será o seu reparo. Mas porque?

A resposta é simples: Tem muito “técnico” e pouco profissional, simplesmente pessoas que abrem seu equipamento com displicência, sem ferramentas corretas e sem conhecimento do que fazem, muitas vezes arranhando-os, quebrando as frágeis travas, na esperança de achar um fio solto e simplesmente conectá-lo ao lugar e como num passe de mágica tudo voltar a funcionar, na hora de fechar percebem que os parafusos são de diversos tipos, espessuras e tamanhos, aí vão fechando na base da tentativa, correndo o risco de perfurarem a placa principal com um parafuso maior que o correto para aquele orifício, perdendo assim um equipamento que teria reparo.

Ainda tem aqueles que ao desaprovar de orçamento do cliente, alteram alguma coisa para dificultar o serviço de outro técnico nas próximas Assistências que possivelmente o cliente levará, com a impossibilidade de conserto por elas, o cliente fica obrigado à voltar nele para ter seu equipamento funcionando novamente, com o risco do orçamento ficar mais caro pois passou por outras Assistências e esse mesmo técnico que fez a alteração, jogou a culpa nos técnicos sucessores à ele.

Tem também aqueles que nos cobram o serviço de troca de uma peça, mas na verdade ele recondicionou a antiga.
Não estou condenando o ato de reconstituir alguma parte do equipamento (tem adaptações que realmente ficam melhor que o original), uma coisa é pagarmos por um recondicionamento de qualidade ciente do que está sendo feito, a outra é pagar pelo preço de uma peça nova quando na verdade está sendo reconstituída.

Agora imaginemos o que causa a desonestidade de um “técnico” que altera algo do nosso equipamento, e ao retorno do mesmo altera o valor do orçamento para mais e joga a culpa do seu ato nos outros técnicos...

Não sei qual é pior: nos sentirmos lesados e enganados como clientes, ou termos a culpa de algo que não fizemos como técnico.

Minha dica para não cair nas mãos desses “profissionais”, pesquise com amigos, parentes e conhecidos antes de deixar seu equipamento na mão de qualquer um, a indicação é sempre a melhor opção.

Mas antes de cobrarmos honestidade dos outros devemos fazer a nossa parte.


Continuar

sábado, 21 de dezembro de 2013

Qual Memória Aumentar?



Como tenho observado que muitos usuários ainda se confundem na hora de fazer up grade, venho com este artigo para explicar as diferenças da Memória Ram e do Disco Rígido (HD).

Primeiramente para os menos informados, devo salientar que o Disco Rígido é o mesmo HD, nada mais que tradução e abreviação do nome original Hard Disk.
E o Up Grade nada mais é que um aumento, atualização, melhoria.

Melhor forma de explicar as diferenças da Memória Ram e do HD, farei brevemente por meio de um exemplo: Recentemente comprei um computador que possui um HD de 350GB (Gigabytes) e um Módulo de Memória Ram de 4GB (Gigabytes), como tenho o costume de descarregar muitas fotos, vídeos e músicas, rapidamente meu computador foi ficando lento proveniente da falta de espaço, ou seja de memória para armazenar meus arquivos. Resolvi então aumentar a capacidade de armazenamento dos meus arquivos (fazer um up grade), mas qual das duas memórias tenho que aumentar?

A Memória Ram é uma memória temporária, responsável pela execução do sistema operacional, programas e jogos instalados, ou seja: quanto mais realista forem os jogos e mais recursos tiverem os programas que tenho instalados no meu computador, mais será exigido da Memória Ram.
Lembrando que temos no mercado diversos modelos de Memória Ram, com frequências de trabalho e tamanho diferentes, então antes de comprar tenha certeza que seja compatível com seu modelo de Placa Mãe.

Sabendo disso podemos então ter a certeza que a memória do HD, é a memória permanente, ou seja: responsável pelo armazenamento de fotos, planilhas, vídeos, filmes, músicas e onde são instalados todos os jogos, programas e inclusive o sistema operacional do computador.


Resumindo: Quando tenho problemas com a execução de algum programa ou jogo, sejam eles lentidão ou não execução do mesmo, “desde que tenha bom espaço livre no HD” certamente o aumento da Memória Ram é a solução.
Mas quando o computador fica lento, o espaço livre já não é suficiente, não aceita armazenar mais arquivos, ou instalar algum aplicativo, a solução seria esvaziar o HD eliminando arquivos desnecessários, ou instalar um HD auxiliar, de mesma ou maior capacidade.

Respondendo a solução do meu exemplo acima: Comprei um HD externo de 1TB (Terabyte) equivalente à 1000GB, copiei todos meus arquivos para ele, e apaguei os antigos do HD de 350GB, eliminando os arquivos aumentei o espaço livre e consequentemente resolvi o problema.

Continuar

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Porta USB Frontal



Nesse tópico falarei sobre os riscos que corremos ao conectar Pen Drives e outros periféricos USB nas portas USB frontais de computadores.
Primeiramente irei explicar o motivo do risco e em que situação corremos o mesmo.

Se observarmos nos gabinetes do computador, temos quase que em maioria 4 entradas USB na parte traseira e 2 à 4 entradas na parte frontal, mas qual a diferença entre elas?

A diferença é que as entradas da parte traseira são soldadas diretamente na placa principal do computador (Placa Mãe), com isso o risco de terem sido soldadas incorretamente ou invertidas na sua fabricação é nulo.
Ao contrário das entradas traseiras, as USB frontais são ligadas por cabos, e se a pessoa que montou ou reparou o computador tiver invertido o conector (situação fácil de acontecer), corremos o risco de ligar algo e danificar tanto a placa principal quanto o periférico USB.
A explicação técnica para isso é que ao inverter o conector, onde deveria ser o aterramento estaria saindo 5v, com isso o dispositivo fecha curto e queima, já vi casos em que a queima chega incendiar a fiação que liga a USB à placa principal.

Mas quando corremos este risco?

Quando compramos o computador e ligamos algo na USB frontal pela primeira vez, quando levamos o computador para manutenção e o técnico tem a necessidade de abrir o gabinete e desconectar os cabos da USB, em Lan Houses e sempre que alguém sem conhecimentos técnicos desconecta os cabos tentando resolver algum defeito por conta própria.

Então como evitar?

Quando houver a necessidade sempre efetuar manutenção em uma Assistência Técnica de confiança, com profissionais qualificados, evite curiosos e pessoas com boa vontade sem maiores conhecimentos. 
Em Lan Houses e outros computadores públicos sempre devemos escolher o uso das entradas traseiras.

Continuar

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Impressão em Modo Econômico



Já que estamos numa época de cortar gastos e a ordem é economizar, irei mostrar uma função quase esquecida na hora de fazer uma impressão simples.
Esta aplicação se chama Rascunho Rápido e servirá para imprimir documentos simples, que não exigem boa qualidade. Tanto para impressoras Jato de Tinta quanto Laser.

Vamos lá então:

Com o documento devidamente editado e pronto para impressão, iremos proceder como de costume: Arquivo > Imprimir (ou usando o atalho Ctrl+P)
Nesta janela que se abre iremos clicar com o botão esquerdo em Propriedades.




Nova janela se abre, e nela iremos mudar de Impressão Comum para Impressão Rápida/Econômica. Finaliza clicando em Ok > Ok novamente para iniciar a impressão.




Pronto, com essa mudança você tem economia de tinta e maior velocidade de impressão.

Continuar

sábado, 7 de dezembro de 2013

Raios e Tempestades



Como estamos na época de chuvas, raios e tempestades, irei falar sobre os Filtros de Linha e Estabilizadores.

O Filtro de Linha nada mais é que uma extensão com várias tomadas, porém protegidas por um fusível, que tem a função de queimar quando recebe uma tensão acima da suportada, com a sua queima a tensão da rede elétrica é interrompida, evitando assim a queima dos aparelhos que estão ligados nele.



O Estabilizador por sua vez é um equipamento mais elaborado, é um filtro de linha aliado à um circuito que estabiliza a tensão recebida pela rede elétrica, este circuito nada mais serve para evitar que os equipamentos sejam desligados por baixa tensão, quando ligamos o chuveiro por exemplo. Alguns modelos possuem conectores que oferecem proteção para a linha telefônica.
Quando ligamos o chuveiro, ferro de passar, forno de microondas ou outros eletrodomésticos que possuem resistência notamos uma diminuição na luminância da lâmpada, essa queda atinge toda rede elétrica, é aí que entra o estabilizador para garantir que continue passando para os equipamentos os 110v ou 220v dependendo da voltagem da rede instalada.




Aí pensamos: Beleza, instalo um filtro de linha ou um estabilizador e posso usar o computador quando estiver trovejando e relampeando sem me preocupar!

Errado... Mas por que errado se o filtro de linha de ambos tem um fusível pra proteger meus aparelhos eletrônicos contra sobre tensão?

Porque quase sempre esse sistema é ineficaz, já vi inúmeras vezes os equipamentos ligados à um filtro de linha ou estabilizador sofrerem uma descarga elétrica tão grande, ao ponto de carbonizar parte da placa e seus componentes, e nada acontecer ao Filtro ou Estabilizador, ainda tem a questão do maior índice de descargas elétricas atingirem as redes telefônicas e de internet.

Então qual é a forma mais segura de usar aparelhos elétricos em épocas de raios e tempestades?

Simplesmente é não usar... Enquanto não passar as descargas elétricas o melhor à fazer é desligá-los da tomada, desligando também o cabo da linha telefônica e/ou da internet.


Continuar

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Touchscreen



Irei falar hoje brevemente sobre a tecnologia Touchscreen “Tela sensível ao toque”, poucos sabem que temos dois modelos de Touchscreen no mercado, as telas resistivas e as telas capacitivas, mas quais as diferenças e qual é a melhor!?

Telas Resistivas: Geralmente são usadas nos GPS, Tablets e quase todos smartphones da Nokia que rodam o sistema operacional Symbian, como por exemplo: Nokia N97, 5800, 5530, 5230, N97 Mini, além dos famosos “genéricos” fabricados na China.

● Pontos pró.: Preço mais em conta.

● Pontos contra.: Necessita mais força ao toque, não suporta vários toques ao mesmo tempo “Multitoque”.

● Como identificar: Podemos operar a tela encostando qualquer objeto, não suporta o toque simultâneo “Multitoque”. (Exemplo de encostarmos o polegar e indicador na tela, abrindo ou fechando para aumentar ou diminuir o zoom)


Telas Capacitivas: São usadas em Tablets, Iphone, todos smartphones linha Galaxy da Samsung.

● Pontos pró.: Maior sensibilidade ao toque, suporte ao uso de dois ou mais dedos ao mesmo tempo “Multitoque”.

● Pontos contra.: Preço da Tela Capacitiva é o dobro do valor da Tela Resistiva.

● Como identificar: A tela só é operada com pequenas cargas, exemplo dos dedos, da caneta especial para telas capacitivas, ou o pólo negativo de uma pilha.

Em resumo geral, a Tela Capacitiva é muito superior à Tela Resistiva, valendo pagar mais pelos seus recursos, tenho observado que os Tablets são os equipamentos que mais dividem entre as duas, portanto muito cuidado ao comprar e não se dar por insatisfeito.

Teste rápido e simples: Encoste algum objeto que não arranhe a tela (uma tampa de caneta por exemplo), se ao tocar a tela acionar alguma função a tela é resistiva, mas se você só conseguir acionar com o toque do dedo a tela é capacitiva.

Agora que você já sabe a diferença entre as telas e como identificá-las, basta escolher a que mais vai lhe atender e não se deixar enganar no ato da compra, vale lembrar também que em todos os casos de telas e aparelhos eletrônicos o uso da película é indispensável para manter sua tela protegida e livre de arranhões, e jamais use algum tipo de solvente ou abrasivo na tentativa de tirar sujeira ou arranhões.

Continuar

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Maresia x Computador



A dica de hoje é direcionada mais para quem mora no litoral, e sofre com o salitre em seus equipamentos eletrônicos.
Os equipamentos mais afetados são os que possuem coolers, aquelas ventoinhas que refrigeram e/ou exaurem o ar do seu interior, ponto negativo para os computadores de mesa, os chamados Desktops.
Para minimizar os problemas devemos primeiro entender como os coolers e o ar ambiente se comportam.

Vejamos bem, toda pessoa que já abriu um gabinete de computador já deve ter reparado o quanto de poeira fica acumulada dentro do mesmo, a sua maioria em volta dos coolers, mas como essa poeira foi parar lá dentro se os coolers jogam o ar para fora?

A causa está na sua hélice, o lado contrário que joga o ar pra fora recolhe o ar de fora do gabinete, levando as impurezas do ambiente para dentro, mas o que acontece em regiões litorâneas é que juntamente com a poeira o sal também é levado e acumulado em seu interior, como o sal tem o efeito de reter líquido, toda umidade do ar é retida juntamente ao sal e poeira que já estão ali presentes, formando assim uma poeira úmida e grudenta, com agravante em tempo chuvoso e ambiente pouco higienizado, o recomendado é parar o equipamento de 3 em 3 meses e levar à um técnico de sua confiança, para que seja feita a lavagem total da placa e componentes internos do gabinete, retirando assim toda essa crosta de salitre e poeira utilizando produtos para neutralizar o avanço da corrosão, neste processo são empregados o uso do Álcool Isopropílico, um bom limpa contatos e possivelmente uma cuba com ultra som, terminando com uma correta secagem em estufa, lubrificação de coolers e troca das pastas térmicas.


Mas como podemos minimizar o problema?

● Primeiramente a higiene no ambiente, locais livres de poeira preservam o bom funcionamento de equipamentos que possuem coolers, manter a parte traseira 15cm distante da parede, de preferência longe do chão e janelas.

● O uso de capas plásticas para cobrir o computador enquanto não está em uso também é uma alternativa.

● Retirar possíveis coolers da parte frontal do gabinete, mantendo apenas os traseiros que tem a função de exaurir o ar quente para fora.

● Empregar o uso de saquinhos de gel sílica dentro do gabinete se mostrou eficaz, foi observado em alguns casos que a saturação ocorre em rápido tempo. (Acho mais seguro colar os saquinhos com fita dupla face por dentro dos gabinetes no fundo metálico)

● Aos usuários mais aventureiros, um bom pincel de cerdas longas e macias, aliadas de um secador de cabelos podem adiar sua ida à Assistência Técnica.

Dica: Se ao efetuar a limpeza observar pontos de oxidação, zinabre ou ferrugem, somente um Técnico Qualificado poderá tomar as medidas corretas para neutralizar o avanço do problema.



Continuar

domingo, 1 de dezembro de 2013

Desconectando Corretamente o Pen Drive



Todos sabemos que existe uma maneira correta de desligar o computador, mas muitos ainda não sabem que o pen drive também tem uma maneira correta de ser desconectado.

Da mesma forma que o computador precisa que o sistema seja finalizado antes de ser desligado sua alimentação elétrica, o pen drive também precisa ser “parado” para não sofrer danos por corte de alimentação repentina, podendo consequentemente comprometer seus dados e o próprio dispositivo. Mas como fazer isso? Simples assim:


Primeiramente devemos localizar o ícone na bandeja da barra de tarefas, próximo ao relógio. (Indicado pelo ponteiro do mouse na foto abaixo)


Feito isso aplicamos um clique com o botão esquerdo do mouse em cima dele, aparecerão todos dispositivos de mídia removíveis que estão conectados ao computador. (No caso do exemplo abaixo, as letras E e F são partições de um mesmo pen drive, se fossem dois dispositivos diferentes apareceriam duas abas) 


Após selecionar quais, ou qual iremos parar, vamos clicar mais uma vez com o botão esquerdo em cima do mesmo. (Lembrando que se houver dois dispositivos devemos repetir o processo no caso de remoção de ambos)


Pronto, após a mensagem de confirmação seu pen drive já pode ser removido com segurança.


Este é um procedimento simples, porém desconhecido por grande parte dos usuários, e indispensável para preservar seu pen drive.

Continuar
 

Mais Visualizados