• Nice work
  • Blogger widget
  • Aditya Subawa
Recent Posts

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Impressoras Laser



Com o aumento no uso das Impressoras Laser, deixo o alerta sobre os perigos que o usuário corre sem saber.

Hoje em dia como tudo que fazemos ou usamos causa câncer, o pó do toner também está relacionado à lista de materiais cancerígenos, para mim que estou na área de manutenção e tenho amigos que trabalham com recarga de insumos para impressoras, as queixas pelos mesmos se tornam cada vez mais freqüentes.
Para quem não entende o funcionamento da impressora Laser vou resumir, ela faz um processo de impressão à quente (motivo da folha sair quente ao término da impressão), com um sistema de ionização do papel o pó do toner se adere ao mesmo como um ímã, vindo depois uma unidade fusora de alta temperatura e um rolo pressor fazendo uma espécie de fundição com o pó do toner no papel, após isto o restante do pó que sobrou da folha vai para um reservatório de dispensa não sendo mais utilizado.


Segundo pesquisas a fumaça quase imperceptível pelos olhos, são facilmente percebidas pelo olfato e suas conseqüências para a saúde são comparadas com o uso do cigarro, as partículas de pó do toner são evidentes em lugares que possuem ar condicionado, mais especificamente quando são feitas as trocas dos filtros de ar, possuo amigos que trabalham com recarga e já sofreram falta de ar, dores de cabeça e dores no peito pela inalação do pó nos processos de recarga.
Então para quem não sabia disso fica minha dica: Pense bem se compensa o risco que correm seus pulmões antes de comprar uma Impressora Laser.

Mas se você já possui uma ou tem a necessidade de possuir, aconselho à tomar algumas precauções quanto ao ambiente que elas funcionam: Se possível adapte um ambiente próprio para elas, ventilado e longe de pessoas, como se fosse uma área reservada para fumantes.



Continuar

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Meu Teclado Endoidou



Acho que meu teclado estragou, ou pelo menos endoidou: digito J sai 1, digito M sai 0...
O jeito agora é levar em uma Assistência Técnica!!!

Ainda não, muita calma nessa hora... Se você está passando por este problema, provavelmente deve ter ativado acidentalmente a função teclado numérico (Num Lock).
Como podemos observar, os notebooks tem uma tecla de função no canto inferior esquerdo identificada geralmente em azul por FN, esta tecla associada às teclas de F1 à F12, teclas direcionais e demais teclas com segunda ou terceira função na mesma cor, ativam funções conforme o simbolo da tecla associada com o FN, por exemplo: atuamos no controle de volume associando a tecla FN com as direcionais para cima e para baixo, enquanto atuamos o brilho da tela com as direcionais esquerda, e direita.
Mas estas teclas não são padrão, cada modelo usa teclas diferentes para desempenhar estas funções, ao contrário da tecla FN que segue um padrão de localização.


Então voltando ao problema do teclado, se ao digitar as letras saírem números e símbolos, sua solução pode ser facilmente resolvida associando a tecla FN com a tecla NumLK do seu teclado, quando digo associar as teclas me refiro à manter a tecla FN pressionada e pressionar normalmente a outra tecla, seja ela de qual função desejada, no nosso caso a NumLK, feito isso basta soltar a tecla FN e testar o teclado em um editor de texto para conferir se resolveu.

Outro problema que acontece é o mouse deixar de funcionar, fica com o ponteiro congelado na tela e suas teclas não atuam, para este temos uma tecla que sugere uma mão com o indicador apontando em um retângulo, aplicando o mesmo procedimento de associar a tecla FN com a tecla correspondente ao mouse solucionamos o problema.

Terminando o raciocínio das teclas de funções, sabemos que a mesma tecla é responsável por ativar e desativar a mesma função, uma vez pressionada ela liga, na outra vez ela desliga.



Continuar

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Reflow e Reballing




Com a dificuldade em adquirir o Chipset para compra, duas práticas vem sendo adotadas: Reflow e Reballing.

Reflow: Basicamente o Reflow é o aquecimento da solda ao ponto de fusão, a idéia seria uma resoldagem sem retirar o chip da placa, com o derretimento das esferas de solda ela teoricamente deveria re-aderir ao terminal de contato correspondente, é o que mais vem sendo utilizado por técnicos, tanto pela maior praticidade quanto pelo menor custo, porém é um procedimento que eu não recomendo em se tratando de Notebooks.

Reballing: O Reballing é o retrabalho das esferas de solda, consiste na retirada do chip, limpeza dos contatos, e a substituição das esferas de solda por outras novas, após o re-trabalho das esferas no chip, o mesmo é alinhado e soldado novamente na placa, procedimento mais trabalhoso e com custo mais elevado, tanto por ferramentas quanto por matérias primas, portanto é um trabalho mais seguro e com maior possibilidade de sucesso.


Quanto ao serviço de troca do Chipset, pra mim é “Mito” ou seja: mentira mesmo.
São componentes que eu particularmente nunca consegui para compra, e não conheço quem conseguiu, portanto se realmente alguém conseguisse, o valor do conserto seria bem ou quase o preço do equipamento novo, não compensando ser feito o serviço, assim como eu também descarto a possibilidade de troca da placa mãe.

Mas como saber se o serviço que foi passado no orçamento, realmente foi o procedimento adotado?

Fácil: Não tem como saber!!!

Volto à repetir: o acerto na escolha da primeira visita do equipamento à Assistência Técnica, é fundamental para salvar seu equipamento da não solução do problema.

Quanto mais lugares seu equipamento passar para orçamento, mais difícil se torna seu conserto.



Continuar
 

Mais Visualizados