segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Marcas Problemáticas



Seguindo a preferência que tenho por impressoras HP, com os Notebooks não poderia ser diferente, porém a marca que me agrada mais é a Toshiba.

Se a impressora HP é a mais recomendada, porque não comprar um Notebook HP ?

Com uma visão de dentro dos laboratórios de manutenção, tenho como obrigação em orientar que é a marca que mais dá problemas sem solução, seguidas dos Positivo, CCE, Amazon, SIM+ e outros genéricos.
O grande alvo dos problemas que os atinge, é o chip BGA (estarei abordando sobre o mesmo em outra ocasião).
Acontece que o excesso de aquecimento dos portáteis, acabam por conseqüência causar um mau contato nas soldas desses chips, levando o mesmo à parar o funcionamento por partes, uns passam à não funcionar o video, som, usb, wi-fi ou outros dispositivos, dependendo de qual chip está com problemas. Ressaltando que todos Notebooks possuem 2 chips BGA.

A grande explicação que nos chega sobre estes problemas, é que os Notebooks HP são projetados para uso na Europa (lembrando que a DELL e a Compaq tem vinculo com a HP), como estamos em uma região mais quente, o calor do clima aliado com o calor gerado pelo equipamento, aumenta a saturação do componente vindo o mesmo a apresentar problemas.
Outra possível causa é devido à solda, a solda tradicional possui liga de Sn 63% (estanho) e Pb 37% (chumbo), em apelo à proteção ambiental as soldas eletrônicas estão sofrendo mudanças na sua composição, com a redução do chumbo as soldas se tornam mais frágeis e quebradiças, hoje já temos no mercado soldas totalmente livre de chumbo chamadas por seu nome original: “Lead Free”.

Então voltando ao assunto Notebook HP, os modelos Pavilion Dv 2000 à 6000 foram os que mais apresentaram problemas de BGA na minha e nas demais bancadas de manutenção, seguidos dos genéricos que citei. A solução para este defeito seria a troca do chip BGA (mas como temos dificuldades em encontrar para compra, a troca da placa mãe se torna mais fácil), ambos necessitando de intervenção no sistema de resfriamento para aumentar a dissipação do calor, dependendo do valor nem compensa a manutenção.
Por outro lado os Toshiba foram os que menos me visitaram por esse motivo, seus problemas quase sempre são causados pelo mau uso e descuido do usuário.

Se eu fosse comprar um Notebook hoje, eu compraria um Toshiba, mas também não seria má aquisição se eu optasse por um Acer ou Sony.

Mais uma vez atento que não quero promover marca alguma, cada um compra ou agrada da marca que quiser, somente quero contribuir ao usuário comum, com a visão que tenho de dentro do Laboratório Técnico.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mais Visualizados